APRESENTAÇÃO
A organização conjunta pela Universidade do Minho e pela Universidade da Corunha do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
constitui um acontecimento ímpar de convergência académica e de
mobilização de profissionais, académicos e estudantes dos domínios do
Ensino, da Formação, da Educação e das Ciências da Educação, em geral. O
protocolo de cooperação entre as duas Universidades tem já uma dezena e
meia de anos, assegurando ao longo do tempo as edições deste Congresso.
Mantendo a designação inicial de Congresso Galego-Português, o seu universo alargou-se progressivamente à presença de participantes de toda a Espanha e dos países da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP), com destaque muito significativo para o Brasil. Nas edições mais recentes registam-se congressistas de Cabo Verde, Angola e Moçambique e, ainda, de alguns outros países da América Latina como a República Dominicana, Venezuela e Colômbia.
Respeitando a multidimensionalidade dos processos da educação, assim como a multiplicidade de contextos em que ocorre, os responsáveis do Congresso alargaram os seus domínios temáticos e converteram-no num espaço privilegiado de diálogo entre académicos, investigadores e profissionais de Portugal e Espanha, mas também de outros países de língua espanhola e portuguesa, em particular do Brasil. Neste sentido, o Congresso contempla catorze áreas temáticas: Conflitos e Mediação Escolar; Desenvolvimento Vocacional e Carreira; Direitos Humanos, Educação e Desenvolvimento; Educação, Desenvolvimento e Expressões Artísticas; Família, Escola e Comunidade; Formação de Professores e Agentes Educativos; Formação e Transição para o Mundo de Trabalho; Interculturalidade, Inclusão Social e Educação; Modelos e Práticas de Avaliação; Motivação e Aprendizagem; Necessidades Educativas Especiais; Políticas e Reformas do Ensino Superior; Tecnologias e Comunicação Educativa; Transições e Desenvolvimento ao Longo da Vida. As Conferências e Mesas Redondas Plenárias estão centradas na educação pública, inclusão e inovação educativa, refletindo-se sobre novas respostas educativas para os tempos de crise que atravessamos.
O Congresso é um espaço para que académicos e profissionais, de várias áreas das Ciências da Educação, debatam com os participantes os resultados dos seus projetos de investigação, concluídos ou em fase avançada de desenvolvimento. O Congresso nas duas últimas edições é também uma oportunidade para que estudantes e jovens investigadores apresentem os seus trabalhos, mesmo que em fase inicial ou de pré-projecto. Os Seminários de Pesquisa serão organizados nesse sentido, garantindo-se a presença de investigadores seniores para o necessário enquadramento e suporte a tais investigações.
Como é tradição, a Comissão Organizadora irá editar, para além do Livro de Programa com todos os resumos das comunicações orais e posters, o volume de atas com os textos completos das comunicações. A sua distribuição ocorre no momento do Congresso, permitindo aos participantes seguir mais de perto as comunicações a apresentar, analisar mais aprofundadamente as comunicações e, ainda, reforçar a interação entre os congressistas e promover a formação de parcerias e novas equipas de projetos a concretizar no futuro.
Mantendo a designação inicial de Congresso Galego-Português, o seu universo alargou-se progressivamente à presença de participantes de toda a Espanha e dos países da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP), com destaque muito significativo para o Brasil. Nas edições mais recentes registam-se congressistas de Cabo Verde, Angola e Moçambique e, ainda, de alguns outros países da América Latina como a República Dominicana, Venezuela e Colômbia.
Respeitando a multidimensionalidade dos processos da educação, assim como a multiplicidade de contextos em que ocorre, os responsáveis do Congresso alargaram os seus domínios temáticos e converteram-no num espaço privilegiado de diálogo entre académicos, investigadores e profissionais de Portugal e Espanha, mas também de outros países de língua espanhola e portuguesa, em particular do Brasil. Neste sentido, o Congresso contempla catorze áreas temáticas: Conflitos e Mediação Escolar; Desenvolvimento Vocacional e Carreira; Direitos Humanos, Educação e Desenvolvimento; Educação, Desenvolvimento e Expressões Artísticas; Família, Escola e Comunidade; Formação de Professores e Agentes Educativos; Formação e Transição para o Mundo de Trabalho; Interculturalidade, Inclusão Social e Educação; Modelos e Práticas de Avaliação; Motivação e Aprendizagem; Necessidades Educativas Especiais; Políticas e Reformas do Ensino Superior; Tecnologias e Comunicação Educativa; Transições e Desenvolvimento ao Longo da Vida. As Conferências e Mesas Redondas Plenárias estão centradas na educação pública, inclusão e inovação educativa, refletindo-se sobre novas respostas educativas para os tempos de crise que atravessamos.
O Congresso é um espaço para que académicos e profissionais, de várias áreas das Ciências da Educação, debatam com os participantes os resultados dos seus projetos de investigação, concluídos ou em fase avançada de desenvolvimento. O Congresso nas duas últimas edições é também uma oportunidade para que estudantes e jovens investigadores apresentem os seus trabalhos, mesmo que em fase inicial ou de pré-projecto. Os Seminários de Pesquisa serão organizados nesse sentido, garantindo-se a presença de investigadores seniores para o necessário enquadramento e suporte a tais investigações.
Como é tradição, a Comissão Organizadora irá editar, para além do Livro de Programa com todos os resumos das comunicações orais e posters, o volume de atas com os textos completos das comunicações. A sua distribuição ocorre no momento do Congresso, permitindo aos participantes seguir mais de perto as comunicações a apresentar, analisar mais aprofundadamente as comunicações e, ainda, reforçar a interação entre os congressistas e promover a formação de parcerias e novas equipas de projetos a concretizar no futuro.
OBJETIVOS
• Promover o intercâmbio entre investigadores e profissionais nas áreas do Ensino, Educação e Psicologia.• Apresentar e debater resultados de projetos de investigação e de intervenção educativa.
• Aprofundar a multidisciplinaridade nas problemáticas educativas e nas Ciências da Educação.
• Contribuir para a melhoria do sistema educativo formal e informal, e para a formação dos seus diferentes agentes.
PÚBLICO-ALVO
Educadores e Professores de todos os níveis de ensino, pais, psicólogos, académicos, investigadores, profissionais e estudantes das várias áreas das Ciências da Educação.
ORGANIZAÇÃO UNIV. DO MINHO E UNIV. DA CORUNHA
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