JAIRO MARQUES
DE SÃO PAULO
DE SÃO PAULO
Todos os dias, durante os últimos quatro anos, o ex-bancário Manuel
Condez, 60, dedicou a mesma rotina ao filho Marco Aurélio, 26, que
convive com sequelas severas de paralisia cerebral: deu banho, penteou
os cabelos, carregou-o no colo até o carro e o levou para a faculdade de
jornalismo a 17 km de casa. O pai assistiu a todas as aulas, anotou as lições dadas pelos
professores, auxiliou o filho na feitura das provas escrevendo no papel
aquilo que ele lhe soprava, ajudou intermediando pensamentos, foi o
motorista do grupo de trabalho e o assessorou em entrevistas e em
reportagens.
Na semana passada, Marco recebeu o diploma da Universidade São Judas, em
São Paulo, e Manuel viveu uma das noites mais emocionantes de sua vida,
sendo o grande homenageado. Foi ovacionado pelos formandos e recebeu da
direção da faculdade uma placa de honra ao mérito. "Não fiz nada demais. Qualquer pai que tem amor ao filho também se
dedicaria. Era um desejo dele fazer faculdade, e eu só ajudei a
realizar", diz Manuel, com os olhos marejados.
Marco tem braços, mãos e pernas atrofiados, fala com dificuldade, já foi
submetido a 11 cirurgias reparadoras, usa cadeira de rodas e programa
especial de computador para ter mais autonomia. Precisa de cuidados
específicos para tocar o dia a dia. "O único ponto meu que ainda não foi operado é o cérebro", brinca o
jovem, que lida com naturalidade com o estereotipo de que paralisados
cerebrais, necessariamente, têm comprometimentos intelectuais.
Marcelo Justo/Folhapress | ||
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Manuel Francisco Contez, 60, ajudou o filho Marco Aurlio Contez, 26, durante todo o curso de jornalismo |
DESTAQUE DA TURMA
O rapaz não só tem pleno domínio do intelecto como, na avaliação de
colegas de turma e de professores, foi um dos melhores alunos. "Com o apoio do seu Manuel, o Marcão fez tudo: vídeo para TV, programa
de rádio, debate. Ele se destacou muito. Tinha ideias contundentes e
sempre se saia bem nas provas", conta Raquel Brandão Inácio, amiga do
jovem e parte de seu grupo de trabalho de conclusão de curso, sobre
novas famílias.
Professor e agora colega de profissão do rapaz, Celso de Freitas diz que
pai e filho "quebram um cenário comum de pessoas com deficiência, que é
ficar dentro de casa e não enfrentar a vida."
Para o mestre, "Marco tem inteligência acima da média, e Manuel foi
tratado como um aluno, não como um acompanhante. Nas aulas de rádio,
propus a eles fazerem apenas trabalhos escritos, mas, a sua maneira,
entregavam gravações de áudio."
EXTENSÃO DO CORPO
O protagonismo que o pai teve e tem em sua vida é claro para o jornalista. "Ele é uma extensão do meu corpo. Quando não posso fazer algo, ele está
sempre ali para me ajudar, nunca para me atrapalhar", afirma Marcos.Agora, o jovem, que gosta de rádio e de esportes, está atrás de uma vaga no mercado de trabalho.
"Quero usar o conhecimento que adquiri, quero ajudar os outros com meu trabalho. Não fiz faculdade para ficar no Facebook. "Pai e filho já começaram uma nova empreitada: estão fazendo aulas de inglês. Juntos, evidentemente. "Nossa família está unida para tentar ajudar o Marcos a quebrar outras barreiras", declara Manuel.
Reportagem retirada na íntegra:
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